top of page
tronco.jpg

Coleta de
Células-Tronco

Coletamos Cordão Umbilical e Placentário e da Polpa do Dente.

tronco.png

Sobre

O que são células-tronco?

Célula-tronco são células indiferenciadas, capazes de se autorrenovar, transformando-se nos diversos tipos de células que formam diferentes tecidos do corpo humano, conforme sua função. Isso lhes confere a capacidade, também, de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos. Após o nascimento, células-tronco adultas são encontradas apenas na medula óssea, na polpa do dente de leite e em pequenas quantidades nos demais órgãos, sendo, por essa razão, importante armazená-las para futuras utilizações terapêuticas. Chama-se Terapia Celular o procedimento médico que já utiliza ou passará brevemente a utilizar essas células para tratamento de várias patologias, incluindo lesões medulares, ortopédicas, autoimunes, degenerativas e neurológicas.
 

Como ocorre a coleta de células-tronco do cordão umbilical?

Assim que o bebê nasce, o cordão umbilical é seccionado num trecho próximo ao corpo da criança. Depois que esta é levada para os primeiros cuidados, um profissional treinado pelo CCB - Centro de Criogenia Brasil, do qual o Laboratório Exame é o único representante autorizado na região do sul de Minas  - inicia o procedimento de coleta das células-tronco hematopoiéticas. A veia do cordão umbilical é puncionada, todo o sangue nele contido é retirado e a seguir armazenado na bolsa específica que acompanha o kit de coleta.

O procedimento pode ser realizado tanto em partos normais, inclusive domiciliares, como em partos cesáreos. Após a dequitação da placenta (expulsão da placenta a partir do interior do útero), já fora do campo médico, coletam-se mais alguns ml de sangue que ficam nos vasos que circundam a placenta. 
 

Como ocorre a coleta das células-tronco da polpa do dente de leite?

O Laboratório Exame também mantém parceria com o CCB - Centro de Criogenia Brasil - para a coleta de células-tronco mesenquimais, presentes na polpa do dente de leite. Para essa coleta, é preciso monitorar o momento mais propício, que ocorre quando o dente já está “mole”, mas ainda não caiu. Ele precisa estar ligado à arcada dentária por cerca de 1/3 de sua raiz. Por isso, é preferencial que a coleta seja feita em consultório odontológico autorizado, embora ela também possa ser realizada em domicílio se for o desejo dos pais. Em ambos os casos, eles receberão em casa o kit de coleta assim que contratarem o serviço.

O Laboratório Exame orienta e credencia consultórios odontológicos em toda região do sul de Minas, e encaminha essa relação aos clientes que contratarem o armazenamento no CCB – Centro de Criogenia Brasil, do qual somos representantes com exclusividade. 
 

Quais doenças podem ser tratadas com células-tronco hoje?

As células-tronco comprovadamente podem ser usadas para o tratamento de doenças do sangue, tais como leucemias, linfomas e anemias malignas. No Brasil, outras doenças estão em fase de pesquisa, algumas em fase III (em humanos) com resultados animadores, como Diabetes tipo I (USP-Ribeirão Preto), Cirrose (Fiocruz), Insuficiência Cardíaca, Infarto e Chagas (Ministério da Saúde com coordenação do InCOR), Trauma de Medula (Departamento de Ortopedia - Unicamp), Paralisia Cerebral (PUC-RS), Crohn´s (São José do Rio Preto/SP) e Enfisema Pulmonar (Assis/SP). No mundo, há mais de 360 doenças degenerativas sendo estudadas (clinicaltrials.gov).
 

Como ocorre o armazenamento das células-tronco?

O CCB - Centro de Criogenia Brasil - armazena as células-tronco humanas através de criogenia, uma espécie de congelamento a baixíssimas temperaturas. A técnica emprega o uso de nitrogênio líquido, mantendo uma temperatura constante de - 196º C. Dessa forma, as células-tronco são mantidas em perfeitas condições por tempo indeterminado. O método utilizado pelo CCB é o mesmo praticado pelos melhores bancos de sangue do mundo, onde os contêineres são abastecidos de forma automática com nitrogênio líquido, diferentemente da utilização do vapor de nitrogênio que pode provocar uma grande variação na temperatura e levar a uma perda da qualidade das células.
 

Como posso solicitar a coleta e armazenamento das células-tronco do meu filho?

Para mais informações, contate o Laboratório Exame. Somos os únicos a oferecer este serviço na região do sul de Minas, como representantes do CCB – Centro de Criogenia Brasil, banco de armazenamento que detém técnicas exclusivas de processamento das amostras, como por exemplo, o acondicionamento do sangue do cordão umbilical em duas bolsas independentes, permitindo duas utilizações, o que pode beneficiar dois integrantes da mesma família se for necessário.

 

Saiba mais entrando em contato com o Laboratório Exame!  

bottom of page